(12) 3876-1999

Horários de atendimento:
Central de Agendamentos

Para consultas: 7h às 20h - de segunda-feira a domingo (inclusive feriados)

Para exames: 7h às 19h - de segunda-feira a sábado (não atende feriados)

Santa Casa de São José dos Campos registra 20% de aumento no número de exames de mamografias

Hospital realizou 4.588 procedimentos em 2023, 800 atendimentos a mais do que em 2022

A Santa Casa de São José dos Campos registrou 4.588 exames de mamografia em 2023, um aumento de 20% em comparação com 2022, quando o hospital realizou 3.788 atendimentos. De janeiro a setembro deste ano, a instituição já contabilizou 3.627 atendimentos.

E é justamente neste mês que a campanha Outubro Rosa chega com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Além do autoexame, é recomendado que todas as mulheres, especialmente aquelas que atingiram os 40 anos, realizem mamografias anualmente. “É fundamental alertar as mulheres sobre a importância da mamografia anual, pois esse exame pode reduzir a taxa de mortalidade pelo câncer de mama em até 30%”, afirma a mastologista da Santa Casa de São José dos Campos, Dra. Bibiana Del Monaco Silva Misumi.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. De acordo com dados da Secretaria estadual de Saúde de São Paulo, em 2023, foram realizados aproximadamente 521.014 atendimentos clínicos ambulatoriais relacionados à doença.

Esse tumor maligno se origina nas células da mama e, como todos os cânceres, forma uma massa que cresce de maneira descontrolada, podendo invadir tecidos adjacentes e se espalhar para outras partes do corpo por meio da metástase. Embora o câncer de mama também possa afetar homens, sua incidência é muito maior entre as mulheres: a cada 100 casos diagnosticados, apenas um ocorre em um homem.

“A origem dessa doença está ligada a mutações genéticas, mas, ao contrário do que muitos pensam, apenas 5 a 10% dos casos são hereditários, ou seja, causados por genes transmitidos pelos pais. A maioria, entre 90 e 95%, relaciona-se a fatores de risco modificáveis adquiridos ao longo da vida “, afirma o oncologista clínico da Santa Casa de São José dos Campos, Dr. Túlio César.

Os fatores de risco para o câncer de mama são divididos entre aqueles que não podem ser modificados e os que podem ser alterados com mudanças no estilo de vida. Entre os não modificáveis, destacam-se a idade avançada, histórico familiar fatores biológicos como a menstruação precoce (antes dos 12 anos) e a menopausa tardia (após os 55 anos).

Por outro lado, os fatores de risco modificáveis oferecem oportunidades para prevenção. Isso inclui a redução do sedentarismo, sobrepeso e obesidade, e evitar a terapia de reposição hormonal na pós-menopausa sem indicação médica. Ter a primeira gravidez antes dos 30 anos e amamentar são medidas preventivas, além de evitar o consumo excessivo de álcool, o tabagismo e a falta de atividade física.

Além do nódulo endurecido, que é o sintoma mais conhecido, outros sinais incluem alterações no tamanho ou formato da mama, vermelhidão ou erupções na pele ao redor do mamilo, secreção mamilar, inchaços ou nódulos nas axilas, mamilo invertido e dor constante. “Durante o período menstrual, o corpo da mulher sofre mudanças. Portanto, é fundamental conhecer seu próprio corpo e estar atenta às alterações. A prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais, pois a detecção em estágios iniciais pode aumentar em mais de 90% as chances de cura”, alerta a mastologista.

O tratamento do câncer de mama varia conforme o estágio e o tipo de tumor. As opções mais comuns incluem cirurgia, que pode ser conservadora (retirando apenas o tumor) ou mastectomia (remoção total da mama), além de tratamentos como radioterapia e quimioterapia, geralmente indicados para tumores agressivos ou em estágios avançados. Aproximadamente 17% dos casos de câncer de mama podem ser prevenidos por meio de hábitos de vida saudáveis e prática regular de exercícios físicos.

Campanha Outubro Rosa na Santa Casa

Durante o mês de conscientização do câncer de mama, nos dias 18 e 19 de outubro, o Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de São José dos Campos (IEP) realizará uma ação no Shopping Jardim Oriente com os alunos do curso técnico de enfermagem. Os alunos estarão em um estande oferecendo serviços à comunidade, como aferição da pressão arterial, medição de glicemia e distribuição de folhetos com informações sobre a campanha. Eles também estarão disponíveis para fornecer orientações sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Internamente, a Santa Casa promoverá uma roda de conversa com suas funcionárias sobre o tema “Outubro Rosa: Nutrindo a saúde da mulher”. O evento será uma oportunidade para esclarecer dúvidas sobre o câncer de mama e reforçar a importância de realizar exames preventivos e estar atenta aos sinais da doença, fundamentais para aumentar as chances de sucesso no tratamento. Também haverá, nos dias 15 e 30 de outubro, eventos com palestra da enfermeira oncologista Rita da Silva Laporte. O tema será “Previnir-se é sempre a melhor opção”.

Crédito foto: Freepik/ divulgação. 

Assessoria de Imprensa da Santa Casa de São José dos Campos:

Predicado Comunicação

Diego Borges Brito – diego@predicado.com.br (11) 9 1119-2911 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br (11) 9 9144-5585 WhatsApp

Viviane Bucci – viviane@predicado.com.br (11) 9 3072-8305 WhatsApp

Regras de Visitação

A quantidade máxima de visitantes por instituição solicitante é de 3 (três) pessoas.
Não é permitido fotografar e/ou as instalações, exceto o registro de fotos nas dependências do auditório, durante a apresentação inicial.
Não é permitido copiar e disponibilizar documentos sem autorização.
Duração da visita: 30 minutos de apresentação geral e 1 hora de visitação as áreas

Observações

  • O envio do formulário preenchido não caracteriza o agendamento da visita, sendo necessário aguardar o e-mail de confirmação da mesma.
  • A instituição se reserva ao direito de limitar o número de visitantes e alterar o roteiro de visitação conforme características do setor, sem aviso prévio