Evento acontecerá no dia 25 de maio, às 8h30, no auditório do hospital
Aproximadamente 10 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com doenças inflamatórias intestinais (DII). No Brasil, a prevalência chega a cerca de 100 casos por 100 mil habitantes no sistema público de saúde. No Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, que ocorre em 19 de maio (domingo), a Santa Casa de São José dos Campos vai mergulhar neste tema com o Simpósio de Doenças Inflamatórias Intestinais.
O evento acontecerá no dia 25 de maio, das 08:30 às 12:30, e trará atualizações sobre o diagnóstico, tratamento, indicações cirúrgicas e manejo nutricional, além de discussão de casos clínicos. Destinado a médicos e residentes de medicina, a atividade é gratuita e será realizada no auditório da Santa Casa. As inscrições são limitadas e podem ser feitas no site do Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de São José dos Campos: https://www.iepsantacasasjc.com/event-details/simposio.
“Este tipo de evento é essencial para atualizar os profissionais de saúde sobre os avanços no diagnóstico e tratamento das doenças inflamatórias intestinais. O compartilhamento de conhecimento e experiências contribui para uma melhor assistência aos pacientes”, afirma a gastroenterologista da Santa Casa de São José dos Campos, Dra. Karina Gastaldo.
As doenças inflamatórias intestinais compreendem a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. São doenças inflamatórias imunomediadas que afetam o trato digestivo, causadas por uma resposta inadequada do sistema imunológico, que reconhece células intestinais como uma ameaça ao organismo. Têm etiologia multifatorial, que compreende fatores genéticos, ambientais, alimentares e da flora intestinal. Podem acometer qualquer faixa etária, mas têm dois picos de incidência: dos 20 aos 40 anos e dos 60 aos 70 anos.
A Doença de Crohn pode acometer todo o trato digestivo, da boca ao ânus, com lesões que podem surgir de forma intercalada, deixando áreas saudáveis entre elas. A Retocolite Ulcerativa limita-se ao reto e ao intestino grosso, com acometimento de caráter ascendente e contínuo. Outra diferença é que a Doença de Crohn, por acometer todas as camadas do intestino, desde a mucosa até a serosa, pode evoluir com complicações, como estenoses, que são estreitamentos que podem prejudicar a passagem das fezes, e fístulas, que são pequenos “buraquinhos” que se abrem na parede intestinal.
“Outra complicação que pode surgir tanto na Doença de Crohn quanto na Retocolite Ulcerativa é o desenvolvimento do câncer colorretal, principalmente em quadros mais extensos e após uma década do diagnóstico, o que exige a vigilância desses pacientes com exame de colonoscopia”, explica a Dra. Karina.
Sintomas e Tratamentos:
Os sintomas comuns das doenças inflamatórias intestinais incluem dor abdominal, diarreia, sangramentos retais e, no caso da Doença de Crohn, emagrecimento e deficiência de vitaminas. “Durante os períodos de atividade, febres e distensão abdominal são frequentes. O diagnóstico dessas doenças requer uma abordagem detalhada, incluindo entrevista clínica, exames de sangue para avaliar anemia e deficiências vitamínicas, cálculo do IMC e procedimentos como tomografia e colonoscopia, que permitem observar lesões e realizar biópsias para análise laboratorial”, diz a especialista.
O tratamento baseia-se no controle do processo inflamatório com medicamentos. “Temos presenciado um avanço importante no tratamento e controle das lesões desde o surgimento dos medicamentos biológicos, há aproximadamente 20 anos, com cada vez mais opções”, explica a Dra. Karina. Mudanças no estilo de vida, como interromper o consumo de álcool e tabaco, exercícios físicos, dieta saudável e controle do estresse, podem ajudar positivamente. A gastroenterologista da Santa Casa de São José dos Campos destaca: “Ao menor sinal de sintomas, busque um especialista. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem prevenir complicações futuras.”
Serviço:
Simpósio de Doenças Inflamatórias Intestinais
Data e horário: Sábado, 25 de maio, das 8h30 às 12h30
Local: Auditório da Santa Casa de São José dos Campos – Rua Dolzani Ricardo, 620, Centro
Para inscrições e mais informações: https://www.iepsantacasasjc.com/event-details/simposio
Assessoria de Imprensa da Santa Casa de São Jose dos Campos
Predicado Comunicação
Diego Borges Brito – diego@predicado.com.br (11) 9 1119-2911 WhatsApp
Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br (11) 9 9144-5585 WhatsApp
Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp
Viviane Bucci – viviane@predicado.com.br (11) 9 3072-8305 WhatsApp