(12) 3876-1999

Horários de atendimento:
Central de Agendamentos

Para consultas: 7h às 20h - de segunda-feira a domingo (inclusive feriados)

Para exames: 7h às 19h - de segunda-feira a sábado (não atende feriados)

Santa Casa de São José dos Campos realiza simpósio sobre doenças inflamatórias intestinais

Evento acontecerá no dia 25 de maio, às 8h30, no auditório do hospital

Aproximadamente 10 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com doenças inflamatórias intestinais (DII). No Brasil, a prevalência chega a cerca de 100 casos por 100 mil habitantes no sistema público de saúde. No Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal, que ocorre em 19 de maio (domingo), a Santa Casa de São José dos Campos vai mergulhar neste tema com o Simpósio de Doenças Inflamatórias Intestinais.

O evento acontecerá no dia 25 de maio, das 08:30 às 12:30, e trará atualizações sobre o diagnóstico, tratamento, indicações cirúrgicas e manejo nutricional, além de discussão de casos clínicos. Destinado a médicos e residentes de medicina, a atividade é gratuita e será realizada no auditório da Santa Casa. As inscrições são limitadas e podem ser feitas no site do Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de São José dos Campos: https://www.iepsantacasasjc.com/event-details/simposio.

“Este tipo de evento é essencial para atualizar os profissionais de saúde sobre os avanços no diagnóstico e tratamento das doenças inflamatórias intestinais. O compartilhamento de conhecimento e experiências contribui para uma melhor assistência aos pacientes”, afirma a gastroenterologista da Santa Casa de São José dos Campos, Dra. Karina Gastaldo.

As doenças inflamatórias intestinais compreendem a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. São doenças inflamatórias imunomediadas que afetam o trato digestivo, causadas por uma resposta inadequada do sistema imunológico, que reconhece células intestinais como uma ameaça ao organismo. Têm etiologia multifatorial, que compreende fatores genéticos, ambientais, alimentares e da flora intestinal. Podem acometer qualquer faixa etária, mas têm dois picos de incidência: dos 20 aos 40 anos e dos 60 aos 70 anos.

A Doença de Crohn pode acometer todo o trato digestivo, da boca ao ânus, com lesões que podem surgir de forma intercalada, deixando áreas saudáveis entre elas. A Retocolite Ulcerativa limita-se ao reto e ao intestino grosso, com acometimento de caráter ascendente e contínuo. Outra diferença é que a Doença de Crohn, por acometer todas as camadas do intestino, desde a mucosa até a serosa, pode evoluir com complicações, como estenoses, que são estreitamentos que podem prejudicar a passagem das fezes, e fístulas, que são pequenos “buraquinhos” que se abrem na parede intestinal.

“Outra complicação que pode surgir tanto na Doença de Crohn quanto na Retocolite Ulcerativa é o desenvolvimento do câncer colorretal, principalmente em quadros mais extensos e após uma década do diagnóstico, o que exige a vigilância desses pacientes com exame de colonoscopia”, explica a Dra. Karina.

Sintomas e Tratamentos:

Os sintomas comuns das doenças inflamatórias intestinais incluem dor abdominal, diarreia, sangramentos retais e, no caso da Doença de Crohn, emagrecimento e deficiência de vitaminas. “Durante os períodos de atividade, febres e distensão abdominal são frequentes. O diagnóstico dessas doenças requer uma abordagem detalhada, incluindo entrevista clínica, exames de sangue para avaliar anemia e deficiências vitamínicas, cálculo do IMC e procedimentos como tomografia e colonoscopia, que permitem observar lesões e realizar biópsias para análise laboratorial”, diz a especialista.

O tratamento baseia-se no controle do processo inflamatório com medicamentos. “Temos presenciado um avanço importante no tratamento e controle das lesões desde o surgimento dos medicamentos biológicos, há aproximadamente 20 anos, com cada vez mais opções”, explica a Dra. Karina. Mudanças no estilo de vida, como interromper o consumo de álcool e tabaco, exercícios físicos, dieta saudável e controle do estresse, podem ajudar positivamente. A gastroenterologista da Santa Casa de São José dos Campos destaca: “Ao menor sinal de sintomas, busque um especialista. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem prevenir complicações futuras.”

Serviço:

Simpósio de Doenças Inflamatórias Intestinais

Data e horário: Sábado, 25 de maio, das 8h30 às 12h30

Local: Auditório da Santa Casa de São José dos Campos – Rua Dolzani Ricardo, 620, Centro

Para inscrições e mais informações: https://www.iepsantacasasjc.com/event-details/simposio

Assessoria de Imprensa da Santa Casa de São Jose dos Campos

Predicado Comunicação

Diego Borges Brito – diego@predicado.com.br (11) 9 1119-2911 WhatsApp

Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br (11) 9 9144-5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Viviane Bucci – viviane@predicado.com.br (11) 9 3072-8305 WhatsApp

Regras de Visitação

A quantidade máxima de visitantes por instituição solicitante é de 3 (três) pessoas.
Não é permitido fotografar e/ou as instalações, exceto o registro de fotos nas dependências do auditório, durante a apresentação inicial.
Não é permitido copiar e disponibilizar documentos sem autorização.
Duração da visita: 30 minutos de apresentação geral e 1 hora de visitação as áreas

Observações

  • O envio do formulário preenchido não caracteriza o agendamento da visita, sendo necessário aguardar o e-mail de confirmação da mesma.
  • A instituição se reserva ao direito de limitar o número de visitantes e alterar o roteiro de visitação conforme características do setor, sem aviso prévio