Lavar as mãos é uma das medidas mais importantes para impedir a propagação de doenças. A higienização adequada das mãos pode impedir que você fique doente e também é capaz de interromper a transmissão de infecções virais, bacterianas e parasitárias para outras pessoas.
Grande parte das infecções, como resfriados, gripes, intoxicação alimentar, hepatite A, parasitoses intestinais, Covid-19 e muitas outras, são transmitidos habitualmente por mãos contaminadas. Mesmo as infecções respiratórias, que costumam ser transmitidas através da tosse, espirro ou gotículas de saliva, também podem ser transmitidas por mãos que estejam contaminadas por secreções das vias respiratórias.
Não é exagero, portanto, dizer que o simples hábito de lavar as mãos com frequência pode salvar vidas, não só a sua, como também as das pessoas com as quais você tem contato. Isso é especialmente importante se você tiver contato próximo com bebês, idosos ou pessoas debilitadas.
Por que a mão pode transmitir tantas doenças?
Quando você tosse ou espirra, qual é a parte do corpo que você usa para proteger a boca? Quando desce uma escada em um local público, o que você usa para se apoiar no corrimão? E para abrir portas ou segurar em dinheiro? E para trocar as fraldas do seu bebê?
Agora reflita: qual parte do corpo você usa para preparar a comida, comer, coçar os olhos ou o nariz, escovar os dentes ou usar o fio dental?
Mesmo que você em alguns desses casos utilize panos ou papel para auxiliá-lo, a verdade é que são sempre as mãos que estão diretamente envolvidas em todas essas atividades.
Existem neste exato momento trilhões de micróbios nas suas mãos. Obviamente, a maior parte deles é inofensiva e faz parte da flora microbiana natural da sua pele. Porém, nem todos os micróbios com os quais as nossas mãos entram em contato ao longo do dia são inofensivos.
Quando lavar as mãos?
Para evitar a transmissão de doenças, as mãos devem sempre ser lavadas nas seguintes situações:
- Antes e depois de preparar alimentos.
- Antes de comer.
- Antes de tratar qualquer ferida ou machucado.
- Antes e depois de entrar em contato com pessoas doentes.
- Depois de usar o banheiro.
- Depois de trocar fraldas ou limpar alguma criança que tenha ido ao banheiro.
- Depois de assoar o nariz, tossir, espirrar ou ter contato com qualquer tipo de secreção corporal.
- Depois de apertar as mãos de outra pessoa.
- Depois de entrar em contato com animais.
- Depois de manusear o lixo.
- Toda vez que as mãos estiverem nitidamente com alguma sujeira.
Você também deve lavar as mãos após o contato com superfícies de uso público, como corrimão, transporte público ou dinheiro. Enquanto você não tiver acesso à água ou álcool em gel, evite levar as mãos à boca, ao nariz ou aos olhos. Enquanto o germe estiver restrito à pele, ele não irá lhe fazer mal, já que a pele é uma espécie de armadura contra microrganismos. O problema é quando levamos a mão suja à boca ou tocamos em alguma ferida, dando aos germes acesso à parte interior do nosso corpo.
Como lavar as mãos corretamente?
Lavar as mãos adequadamente é uma das principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar a transmissão tanto do Covid-19 como de outras doenças.
Para que você consiga eliminar de forma relevante os germes presentes nas suas mãos, o processo de higienização deve seguir alguns passos:
- Abra a torneira e molhe as mãos, evitando encostar na pia.
- Aplique na palma das mãos uma quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir toda a superfície.
- Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si.
- Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda, e vice-versa, entrelaçando os dedos.
- Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais.
- Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, e vice-versa, segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem.
- Esfregue o polegar direito, com o auxílio da palma da mão esquerda, e vice-versa, utilizando movimento circular.
- Friccione as polpas digitais e unhas da mão esquerda contra a palma da mão direita, fechada em concha, e vice-versa, fazendo movimento circular.
Fonte: Organização Mundial de Saúde
IMPORTANTE: O processo de lavagem das mãos precisa durar, pelo menos, de 30 a 40 segundos. Estudos mostram que se você demora menos de 10 segundos lavando as mãos, uma grande quantidade de germes ainda permanece viva e se você não gasta nem 5 segundos nesse processo, o resultado final é praticamente nulo, como se você não tivesse lavados as mãos.
ATENÇÃO: Somente médicos devidamente habilitados podem diagnosticar doenças e indicar tratamentos. As informações disponíveis no site da Santa Casa de São José dos Campos possuem apenas caráter educativo.
Médico responsável: Dra. Natália Reis Fraga, CRM 170833, médica infectologista da Santa Casa de São José dos Campos.
Diretor técnico: Dr. Danilo Stanzani Júnior – CRM 81365-SP.