Novembro Azul reforça cuidado à saúde masculina; especialista da Santa Casa de São José dos Campos destaca prevenção ao câncer de próstata
Levantamento recente revela que a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde está crescendo entre os homens. De acordo com a pesquisa “A Saúde do Brasileiro”, conduzida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com o QualiBest, 63% dos homens no Brasil estão preocupados com a saúde, mas afirmam que enfrentam obstáculos para se cuidarem.
Entre os impasses apontados, 51% dos entrevistados mencionaram a rotina estressante como um dos principais desafios para manter sua saúde em dia. Além disso, 32% relataram dificuldades no acesso aos serviços de saúde. A entidade entrevistou 815 pessoas, dos quais mais da metade (52%) é usuária do Sistema Único de Saúde (SUS),
O atual mês é marcado pela campanha “Novembro Azul”, que enfatiza a saúde do homem e quebra estigmas associados ao cuidado preventivo ao câncer de próstata, segundo tipo de tumor mais incidente na população masculina. No Brasil, estima-se que haverá 71.730 novos deste tipo de câncer a cada ano, sendo a segunda causa de óbito por câncer entre os homens.
“Apensar ter uma prevalência, quando diagnosticado nos estágios iniciais, o câncer de próstata apresenta uma chance de cura em torno de 90%”, fala o urologista da Santa Casa de São José dos Campos, Mario Bavaresco.
Segundo o especialista, na fase inicial, o câncer de próstata normalmente não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são dificuldade de urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
O médico salienta, ainda, que a melhor forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. “Mesmo sem sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, como casos de câncer de próstata na família, por exemplo, ou 50 anos sem estes fatores, devem fazer exames preventivos”, fala.
Os procedimentos são o exame de toque retal, no qual o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata; e o PSA, exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.
Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.
“Com o aumento do reconhecimento da necessidade de cuidar da própria saúde, espera-se que mais homens se consultem com um médico periodicamente e garantam, assim, uma vida saudável”, conclui.
Assessoria de Imprensa Santa Casa de São José dos Campos
Predicado Comunicação
Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br (11) 99144-5585 WhatsApp
Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 97529-0140 WhatsApp
Vladimir Ribeiro – vladimir@predicado.com.br (11) 94470-6660 WhatsApp