Entre os dias 21 e 24 de junho, treze crianças que passaram por atendimento na Unidade de Tratamento de Queimaduras da Santa Casa de São José dos Campos participaram do Camp Samba que aconteceu no NR Acampamento, em Minas Gerais. A atividade, que tem como foco crianças sobreviventes de queimaduras, está na sua segunda edição no Brasil e é organizada pela ONG Americana Burn Advocates Network em parceria com a Sociedade Brasileira de Queimaduras – SBQ.
O principal objetivo do acompanhamento é promover a ressocialização das crianças, melhorando assim a autoestima dos pequenos. Os voluntários do acampamento foram assistentes sociais, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, médicos e psicólogos, entre outros voluntários.
Durante os quatro dias de diversão, foram realizadas diversas atividades para mostrar às crianças a possibilidade de um recomeço feliz, após os traumas sofridos pelas queimaduras.
De acordo com a SBQ cerca de 40% das vítimas de queimaduras são crianças com menos de 10 anos, sendo a principal causa de queimaduras está relacionada ao manuseio de água fervente e óleo quente de cozinha.
26/06/2018