O dia do aniversário é sempre um momento especial de agradecimento à vida. E no seu 1º ano, celebrado no dia 7 de janeiro, o pequeno Lucca Afonso dos Santos e seus pais – a administradora Ana Lúcia Afonso dos Santos, 37 anos, e o operador de qualidade industrial Otoniel Gomes dos Santos, 39, foram até a Santa Casa de São José dos Campos para agradecer a equipe da UTI Neonatal, onde a criança ficou internada por 93 dias, sendo 51 deles entubado. Com direito a bolo de aniversário levado pela família, que é de Jacareí, os profissionais comemoraram e se emocionaram com a superação do guerreirinho, que esbanja sorrisos.
Lucca sobreviveu à uma delicada gestação gemelar, na qual a irmãzinha, Luísa, estava natimorta após 30 semanas de gravidez. “Por esse motivo, fizeram o parto. Lucca teve hemorragia cerebral grau 3, início de meningite e problemas pulmonar”, conta Ana Lúcia.
Os dias que se seguiram foram de angústia para o bebê e a mãe, que também teve complicações. “Tive cardiopatia puerperal patente e AVC (Acidente Vascular Cerebral) no parto. Fiquei 37 dias internada, sendo 24 dias entubada na UTI (unidade de Terapia Intensiva)”, recorda ela. Por essa razão, a mãe só conseguiu conhecer o filho e tê-lo em seus braços após um mês do nascimento.
Ana Lúcia relata que a fé e o amparo dado por Deus e pela equipe da Santa Casa de São José dos Campos amenizaram a agonia de toda a situação. “Somos gratos a Deus por tudo o que Ele tem feito por nós e pelo atendimento da Santa Casa que, desde o início com as internações, foi excelente, além do profissionalismo. Tivemos um suporte humanitário e solidário, muito apoio desde o atendimento nas recepções até o atendimento médico, onde prestaram muito apoio e cuidado”, fala Ana Lúcia. “Para nós, os três meses em que o Lucca ficou na UTI foram uma escola, um aprendizado. Comemorar o 1º ano dele na Santa Casa de São José dos Campos foi um presente para nós, pois lá tudo começou, com prova do carinho das pessoas que cuidaram dele e de nós”, completa a mãe.