Santa Casa de São José dos Campos promove IV Jornada da Prematuridade
Em prol desta data, a Santa Casa de São José dos Campos organizou a IV Jornada da Prematuridade, que acontecerá nos dias 19 e 20 de novembro. O evento é voltado para o público interno e será composto por palestras com médicos de diferentes especialidades. “O bebê prematuro nasce sem formação completa de órgãos que são vitais, por isso é fundamental que no seu tratamento haja atendimento de uma equipe multidisciplinar, composta por neurologistas, nutricionistas, pediatras, cardiologistas, enfermeiras, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, além de outros profissionais. Por este motivo, o evento traz diferentes viés do tratamento adequado”, explica a enfermeira gestora da UTI Neonatal e coordenadora do evento, Amanda Hiroko Rodrigues Sugisawa.
Os temas abordados serão a relação entre a prematuridade e a neurocirurgia, os sinais de alerta no RN prematuro, as dificuldades e as atualizações de nutrição do bebê neste quadro, além do protocolo de utilização do óxido nítrico em neonatologia. Na última palestra, do dia 20/11, os participantes irão acompanhar o depoimento da fundadora do projeto Apressadinhos, Thays Vallias.
O projeto surgiu depois que a advogada Thays teve um parto prematuro gemelar, em que suas bebês nasceram de 25 semanas, mas apenas uma delas conseguiu sobreviver. O objetivo do projeto é arrecadar fundos e lutar por políticas públicas, além de fornecer apoio emocional aos pais de bebês. “A Thays irá compartilhar suas experiências como mãe. Ela foi atendida pela Santa Casa e irá ressaltar a importância de um atendimento especializado e humanizado para a sobrevivência de um prematuro”, afirma Amanda Hiroko.
A UTI Neonatal da Santa Casa é altamente especializada no atendimento do bebê prematuro e sua mãe. O ambiente é preparado para cuidar de casos de alto risco e, por isso tem equipamentos modernos e infraestrutura que garantem a segurança e o conforto dos pacientes.
19/11/2018