Em entrevista à Revista Viva Saúde, o ortopedista Dr. Rafael de Paiva e o fisioterapeuta Dr. Wesley Rodrigo Costa, ambos da Santa Casa de São José dos Campos, abordaram a chamada “síndrome do pescoço de texto”, uma nova preocupação relacionada à saúde das costas. A condição é provocada pelo desgaste e lesões na parte inicial da coluna cervical, resultantes do uso inadequado de dispositivos celulares.
Na matéria, o ortopedista explicou como a má postura ao utilizar dispositivos eletrônicos pode levar a uma protuberância na região cervical, causando dores no pescoço e nos ombros. Se não tratada, essa condição pode levar a um desalinhamento da coluna, resultando em problemas como hérnia de disco ou artrose.
Já o fisioterapeuta destacou a importância de uma avaliação minuciosa da dor e da identificação das causas subjacentes da fraqueza e rigidez muscular, além de fornecer orientações sobre exercícios para melhorar a postura.
Leia a matéria completa a partir da página 12, no link: https://drive.google.com/file/d/1f1IZBZIqvfE5CUCyL2xVFw4m3MCq4zag/view?usp=sharing