Ação, que integra a campanha Fevereiro Laranja, foi realizada no último sábado do mês, no Shopping Jardim Oriente
Em meio aos esforços para disseminar a conscientização sobre a leucemia e destacar a importância do diagnóstico precoce e da doação de medula óssea, a campanha Fevereiro Laranja emerge como uma oportunidade crucial. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a leucemia figura como o 9º tipo de câncer mais comum em homens e o 11º em mulheres no Brasil.
Nesse contexto, a Santa Casa de São José dos Campos, empenhada em informar a comunidade sobre a doença, realizou ação no último sábado de fevereiro (24), juntamente com equipe de estudantes de Medicina integrantes da LACCAN (Liga Acadêmica de Oncologia Clínica, Cirúrgica e Onco-hematologia) da Faculdade Humanitas, coordenada pelo hematologista da Santa Casa de São José dos Campos, Fernando Callera, no Shopping Jardim Oriente.
Utilizando maquetes e distribuindo folhetos explicativos, a equipe abordou aspectos fundamentais da doença.
“A iniciativa visou não apenas informar, mas também incentivar a comunidade a se envolver na luta contra a leucemia, seja por meio da conscientização sobre os sinais de alerta e a importância do diagnóstico precoce, ou através do incentivo à doação de medula óssea, que pode oferecer esperança e vida a muitos pacientes”, declarou Callera.
Sobre a doença
A leucemia é um câncer das células sanguíneas da medula óssea, que acomete as células-tronco que originam os glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas. “A doença é caracterizada por anemia, que deixa a pessoa pálida e cansada; redução nos glóbulos brancos, causando febres e infecções; e baixa de plaquetas, que pode resultar em hemorragias e manchas na pele”, explica o hematologista. Há diferentes tipos de leucemia, classificados pelo ritmo de crescimento: agudo (rápido) ou crônico (lento), e pelo tipo de célula afetada: células linfoides ou células mieloides. Entre eles estão:
- Leucemia Linfoide Aguda: Mais comum em crianças e apresenta rápido desenvolvimento.
- Leucemia Linfoide Crônica: Afeta principalmente os adultos, geralmente a partir dos 50 anos. Tem crescimento mais lento.
- Leucemia Mieloide Aguda: É o tipo mais comum de leucemia em adultos e tem desenvolvimento muito rápido.
- Leucemia Mieloide Crônica: Caracteriza-se por uma produção excessiva de glóbulos brancos e por ter uma evolução lenta. Acomete em geral pessoas idosas.
“Há tratamento disponível para todos os tipos de leucemia, os quais frequentemente podem ser superados com o uso de quimioterapia e outros medicamentos. Em caso de diagnósticos graves ou haja resistência das células, pode ser necessário o transplante de medula óssea”, salientou o especialista.
Assessoria de Imprensa da Santa Casa de São Jose dos Campos
Predicado Comunicação
Diego Borges Brito – diego@predicado.com.br (11) 9 1119-2911 WhatsApp
Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br (11) 9 9144-5585 WhatsApp
Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp
Viviane Bucci – viviane@predicado.com.br (11) 9 3072-8305 WhatsApp