Referência em transplante de fígado no Vale do Paraíba e o primeiro hospital credenciado na região a oferecer o serviço de transplante renal, a Santa Casa de São José dos Campos é destaque mais uma vez na área, realizando, neste mês, o primeiro transplante duplo – de fígado e rim do hospital.
A paciente, de 43 anos, apresentava um quadro inicial de hepatite C, que evoluiu para cirrose hepática e insuficiência renal crônica, sendo necessário internação por dois meses. Ao dar entrada na Santa Casa para ser submetida ao transplante de fígado, os especialistas avaliaram o caso e indicaram também o procedimento renal.
O transplante de órgão é uma cirurgia de alta complexidade e, quando envolve dois órgãos, os riscos aumentam, portanto, é necessário ter uma equipe qualificada para sua realização. “É sempre um desafio realizar um procedimento complexo como o transplante duplo, mas o corpo clínico da Santa Casa está bem preparado para esse tipo de procedimento”, falou o Dr. Mário Bavaresco, cirurgião responsável pelo transplante renal.
Procedimento
Os dois transplantes foram realizados no mesmo ato operatório, sendo o cirurgião Jorge Padilla responsável pelo transplante hepático e, na sequência, Mario Bavaresco na execução da cirurgia renal. Todo o procedimento teve oito horas de duração. A paciente já recebeu alta hospitalar e segue em recuperação.
Assessoria de Imprensa:
Predicado Comunicação
Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144.5585 WhatsApp
Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp
Patrícia Soares – patricia@predicado.com.br (11) 9-9571-7400 WhatsApp
Viviane Bucci – viviane@predicado.com.br (11) 9 30728305 WhatsApp