Exames preventivos são fundamentais, alerta especialista da Santa Casa de São José dos Campos
Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de próstata é a neoplasia mais incidente entre os homens e o segundo tipo de câncer que mais mata – atrás apenas do de pulmão – em todo o País. Em 2021, 16.055 brasileiros morreram vítimas da doença, média de 44 óbitos por dia. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), são estimados 65.840 novos casos da doença em 2022.
Em estágio inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e é nesta fase que o homem pode ser curado em mais de 90% dos casos. Diante disso, a realização de exames preventivos são fundamentais para o diagnóstico precoce e é o alerta da campanha Novembro Azul, apoiada pela Santa Casa de São José dos Campos.
“Os exames para o diagnóstico precoce do câncer de próstata devem ser realizados anualmente e incluem dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) e toque retal. O PSA não substitui o toque retal, uma vez que ele pode estar normal em até 15% dos homens com câncer de próstata. Por isso, o exame de toque ainda é importante não apenas para auxiliar na detecção, mas também para ajudar na estratificação da doença, auxiliando na decisão do urologista, na melhor forma de tratamento”, salienta o médico coordenador do setor de Oncologia da Santa Casa de São José dos Campos, Dr. André Prestes. “Para a maioria dos homens, recomenda-se que esses exames comecem a ser feitos aos 50 anos e que sejam repetidos anualmente”, completa.
O especialista pontua que, entre os fatores de risco para desenvolvimento da doença está o histórico familiar – ter um parente de primeiro grau com diagnóstico de câncer de próstata aumenta duas vezes a probabilidade de desenvolver a doença. Homens negros também correm mais risco e tendem a desenvolver tumores mais agressivos, explica o oncologista. “Em todos esses casos, os exames estão indicados a partir 40 anos de idade”, ressalta Dr. André.
Sintomas
Quando os sinais começam a aparecer é porque o tumor, geralmente, está em uma fase mais avançada. Entre os sintomas estão dificuldade ou desconforto ao urinar, urinar mais vezes, acordar à noite para ir ao banheiro e jato urinário fraco. “Presença de sangue também está entre os sintomas”, diz.
Prevenção
Estudos mostram que a alimentação saudável, contendo frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer e de outras doenças crônicas.
“Soma-se a isso a inclusão de outros hábitos saudáveis, como a prática de, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, diminuir o consumo de álcool, não fumar e, como já destacamos, fazer os exames preventivos conforme o recomendado”, finaliza o Dr. André.
Assessoria de Imprensa:
Predicado Comunicação
Carolina Fagnani – carolina@predicado.com.br – (11) 9 9144-5585 WhatsApp
Vanessa de Oliveira – vanessa@predicado.com.br (11) 9 7529-0140 WhatsApp
Patrícia Soares – patricia@predicado.com.br (11) 9-9571-7400 WhatsApp