A Hemodinâmica da Santa Casa de São José dos Campos realizou, na segunda-feira (14), procedimento inédito no Vale da Paraíba. Trata-se da OCT, cuja sigla em inglês significa tomografia de coerência óptica (Optical Coherence Tomography).
O exame – nova modalidade de imagem intravascular – é utilizado de maneira complementar durante um cateterismo cardíaco ou angioplastia coronária.
A OCT pode ser indicada para a melhor quantificação da gravidade e extensão da obstrução coronária (entupimento da artéria do coração) ou na melhor identificação da placa responsável por um infarto, situações nas quais o cateterismo cardíaco com Raio-X apresenta limitações.
O procedimento auxilia no planejamento e no implante ótimo do stent coronariano, por permitir o dimensionamento adequado do vaso a ser tratado e, desta maneira, possibilitando a escolha ideal do stent. Estudo preliminares sugerem que pacientes submetidos à angioplastia coronária com stent auxiliada pela OCT apresentaram melhor evolução clínica do que aqueles pacientes onde não foi utilizada esta tecnologia.
Com equipe da Santa Casa altamente qualificada para esse tipo de intervenção, o procedimento foi um sucesso, com duração de cerca de uma hora e alta hospitalar do paciente no mesmo dia. Vale ressaltar que durante a OCT também foi realizado o exame RFR – Abbott®️ (Resting full-cycle ratio/proporção do ciclo completo de repouso), ou seja, foram dois procedimentos em um só.
Acompanhados de técnicos de enfermagem e enfermeiros, o cardiologista intervencionista e responsável do setor de Hemodinâmica da Santa Casa de São José dos Campos, Dr. Ciro Jones Cardoso e o cardiologista intervencionista, Dr. Fabio Kanamaru, foram os responsáveis pela realização da OCT.